O maior inimigo de um programa de controle de peso, sobretudo para quem quer emagrecer ou reduzir a porcentagem de gordura nos tecidos, é a fome. Nós podemos usar os programas mais sofisticados, os melhores produtos do mundo e ajuda profissional, mas se não aprendermos a controlar nossa fome, não teremos êxito.
Por isso, a primeira coisa que você precisa entender é que não existe somente um, mas sim quatro tipos de fome! No treinamento “Emagreça e Controle sua Fome” eu falo especificamente sobre como usar a suplementação alimentar para aplacar cada um desses tipos de fome.

Os Tipos de Fome:

1 – Fome Celular ou Fome Nutricional:
Nosso organismo e nossas células precisam de um determinada quantidade de macro e micronutrientes todos os dias. Vitaminas, sais minerais, oligo-elementos, proteínas etc… são necessários todos os dias.
Nutrientes Essenciais – São nutrientes que nosso organismo NÃO produz, portanto sua alimentação TEM QUE TER. Um exemplo de nutriente essencial é a vitamina C.
Nutrientes Naturais – São os nutrientes que seu organismo consegue fabricar por conta própria se, por acaso, faltar na sua alimentação. É claro que isso envolve um gasto maior de energia, mas seu corpo dá um jeito de resolver essa carência.
Normalmente uma suplementação inteligente e um bom substituto de refeição resolvem esse tipo de fome facilmente.
2 – Estado de Privação:
Se voê passar mais de 3 horas sem comer nada, seu organismo entra em uma espécie de condição de emergência, chamada de estado de privação. Nessa situação seu corpo interpreta a baixa da glicose no sangue como uma incerteza em relação à alimentação, então ele começa a se poupar e te dar desejo de comer doces.
Seu organismo se poupando significa que ele baixa o metabolismo, que é a energia gasta para as suas atividades. Se você gasta menos energia, naturalmente você emagrece menos.
É por isso que, quando as pessoas me dizem que não tomam café da manhã eu sempre respondo dizendo que é por isso que elas engordam.
Se seu corpo estiver em estado de privação, a próxima comida que você comer ele vai imediatamente estocar em forma de gordura. Portanto ficar sem comer para emagrecer é a maior burrice que existe.
Além disso, mais de 5 horas em estado de privação te deixa com a famosa “fome de leão”.
3 – Sensação de Estômago Vazio:
Essa é uma das piores, porque incomoda demais e costuma vir acompanhada do estado de privação. Por outro lado é o tipo de fome mais fácil de resolver. É só beber água. Muita água. Pelo menos 3 litros por dia de ÁGUA PURA.
Uma vez eu estava dando treinamento de controle de peso e uma pessoa falou que tomar mais de um litro de uma vez pode fazer mal. Isso é óbvio! Esses 3 litros que eu digo pra tomar são AO LONGO DO DIA.
4 – Fome Emocional ou Ansiedade:
Muitas vezes nós comemos simplesmente para mudar nosso estado emocional e a certeza disso ainda preenche uma das nossas necessidades emocionais mais básicas.
Você já notou que depois de uma refeição com muito carboidrato te dá um soninho, um relaxamento? Pois é. Várias substâncias que há nos alimentos são capazes de estimular uma série de emoções. Há alimentos que pioram seu humor, há alimentos que te deixam com raiva, medo, alívio, excitação etc… Falo isso em detalhes num treinamento chamado “Nutrição e Comportamento“.
O antídoto para esse tipo específico de fome seria usar uma alimentação e uma suplementação que minimizassem as emoções negativas e estimulassem a produção de neurotransmissores que causam sensações de bem estar (serotonina, endorfina etc…).

Como saber?

Analise seus padrões de fome ao longo do dia.
  • Você tem fome no meio da manhã, por exemplo? Que fome é essa? Acha que é falta de nutrientes ou estômago vazio?
  • Ou você é daquelas pessoas que ficam muitas horas sem comer, comem pouco e, mesmo assim, não emagrecem?
  • Você tem padrões de comer quando está triste? Come doces quando se decepciona com alguma coisa?
Existe também um outro fator que pode atrapalhar bastante o processo de emagrecimento, mas isso será discutido num próximo artigo e na conferência online da semana que vem.